...

Blog de Marketing Digital

Capital de giro: aprenda a fazer corretamente

Capital de giro: aprenda a fazer corretamente

Toda precisa ter uma grande ênfase em . É por meio dessa atitude que um pode calcular o seu capital de giro. 

Independente do segmento, seja com instalação de sistemas de combate a incêndio em uma cabine primária ou em ações, o gestor deve entender quais os passos para conseguir mantê-la estável financeiramente.

Um bom empresário tende a elaborar diversas estratégias financeiras para que não se transforme em apenas mais um nas estatísticas. Neste texto, veremos tudo sobre capital de giro, o que é, qual sua e como deve ser feito apropriadamente. 

O que é capital de giro?

Você precisa que sua empresa tenha destaque, alcance novos patamares e , além de gerar receita para manter-se no futuro, certo? Pois bem, existem diversas táticas para que seu negócio fique em um display de acrílico, tendo relevância no mercado e tomando o setor para si. 

Porém, entre todos os caminhos possíveis que podem ser usados, a gestão financeira é uma das mais importantes.

A empresa precisa estipular o que chamamos de capital de giro e, só depois, montar as estratégias necessárias para chamar a clientela. 

Mas, o que é este termo? O capital de giro é composto por recursos como:

  • .Dinheiro;
  • .Crédito;
  • .Estoques.

Eles são responsáveis por bancar a liquidez, ou seja, possibilitar que a sua empresa possa funcionar por anos sem ter prejuízos financeiros.

Com isso, o empresário pode oferecer financiamento aos clientes, favorecendo as a prazo, mantendo os estoques (pois pode retirar do excedente para repor produtos que faltam), pagar fornecedores que vendem matérias primas para de disco abrasivo, por exemplo, assim como quitar impostos, deixar capital para emergências, salários e demais custos operacionais que possam surgir.

Por que é importante planejar?

Como sempre, para calcular o capital de giro é preciso muito planejamento, detalhando os gastos a curto e a longo prazo e as possíveis entradas de dinheiro. Em tese, o passo a passo envolve algumas etapas, como:

  • .Determinar quais são todas as suas contas e somar ao valor que possui em estoque;
  • .Pegar o primeiro valor e fazer uma subtração, pegando as contas a receber, somado ao valor que possui. Em seguida, juntar o que tem a pagar com o valor de impostos e despesas;
  • .Uma vez que tenha esse valor em mãos, você já tem ciência do que é necessário para fazer seu negócio funcionar por um período determinado de tempo. Isso é o capital de giro.

Dicas para conseguir ter um capital de giro

É importante que o gestor tenha noção de quais são os gastos que pode cortar e assim fazê-lo. Outra atitude benéfica é criar uma disciplina interna de conduta para sua empresa, isso vai lhe economizar muito dinheiro, sabendo dar tempo ao tempo e gastando de forma assertiva.

Além disso, é mais do que necessário saber negociar com fornecedores e clientes, para que possa tirar proveito de suas transações. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes .

 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Related Posts

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.