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Como acompanhar as mudanças comportamentais dos seus clientes

Como acompanhar as mudanças comportamentais dos seus clientes

  • O mundo está mudando e junto com ele, os consumidores também possuem seus hábitos completamente alterados, com o passar dos anos e a evolução da , a experiência de compra de um cliente virou de cabeça para baixo e se tornou algo bem diferente do que era antes e estávamos acostumados a presenciar. 

 

  • Com a evolução constante do consumo, atualmente as pessoas não guiam suas decisões em jingles ou comerciais que escutam no rádio, atualmente, cerca de 90% do público pesquisa sobre um produto ou serviço na antes de executar a sua compra, as pessoas querem conhecer mais sobre elas, verificar os preços, e entender ao certo, o que aquela pintura epóxi que está sendo ofertada vai agregar de valor nas suas pretensões. 

 

  • Além dos fatores externos como a evolução tecnológica natural, cada consumidor muda de comportamento durante as fases de suas vidas, uma pessoa recém casada não tem um hábito de consumo de uma solteira, assim como um jovem que acabou de conquistar seu primeiro estágio, também é diferente de uma pessoa mais experiente e consolidada dentro da empresa. 

 

  • Cada fator muda e muito o hábito de consumo, sejam eles externos ou internos, afinal, as pessoas são diferentes entre si, e cada uma delas possui suas próprias preferências, então, como é possível acompanhar as mudanças comportamentais dos seus e seguir essas ? É exatamente isso que veremos no texto de hoje, bora conferir? Então vamos lá!

 

Fique sempre de olho no

  • Pode não ser uma regra, mas na maioria dos casos, o comportamento dos consumidores está atrelado ao mercado no qual estão inseridos, como citamos acima, várias questões externas vivem em constante evolução devido à implementação cada vez mais frequente da tecnologia. 

 

  • Isso faz com que o mercado acompanhe essa evolução. Novos produtos, novos serviços e novas de interação são criadas, o que acaba gerando uma certa adaptação por parte dos populares, podendo interferir diretamente no seu comportamento. 

 

  • Se antes eles não sabiam o que era um rack outdoor, agora com a evolução da tecnologia eles são quase obrigados a conhecerem, essa movimentação mercadológica, faz com que o hábito dos consumidores mude, então se quer acompanhar essa onda, é preciso ficar de olho em todas as mudanças. 

 

Verifique as tendências e entenda como a sua empresa está mudando

  • Um paralelo que te ajuda bastante a acompanhar as mudanças comportamentais do seu público é verificar as tendências do momento juntamente com a adaptação que a sua empresa está tendo e a reação dela dentro do mercado. 

 

  • Verifique como as pessoas enxergam o seu , como ele é visto por fora e qual a opinião popular sobre as mudanças que você costuma inserir, entenda como você está se adaptando ao mercado, e quais tendências são o ponto forte do seu negócio. 

 

  • Uma análise interna perante ao mercado, ajuda você a entender a reação dos seus clientes, e até mesmo o perfil e hábito das pessoas que compram seus produtos, o que elas esperam de você? Qual a visão que elas possuem? Tudo isso interfere diretamente na sua conexão com as pessoas. 

 

Monitorar o comportamento dos consumidores com clusters

  • Clusters é um termo que tem ganhado popularidade nos últimos anos, e se trata nada mais nada menos, do que a reunião de um conjunto de pessoas de acordo com padrões comportamentais ou demográficos, ou seja, é quando uma empresa delimita um público-alvo de acordo com alguma conexão que essas pessoas tenham. 

 

  • Isso ajuda você a separar e categorizar seus consumidores em blocos, e entender melhor o comportamento em comum de um certo grupo de pessoas, fazendo um monitoramento mensal ou trimestral dos seus grupos de acordo com as suas necessidades. 

 

  • Com o acompanhamento contínuo dos clusters, é possível entender certas tendências e mudanças comportamentais desse grupo homogêneo, como por exemplo, qual o servomotor que eles preferem ou qual o produto mais vendido vinculado a sua área.

 

  • Verifique sempre as tendências e as mudanças na compra, no consumo e até mesmo na inserção de novos consumidores, tudo isso afeta aquela região e por consequência, o hábito dos seus consumidores. 

 

Acompanhe as pesquisas de mercado e faça testes convencionais

  • Além dos clusters, outra metodologia bastante são as pesquisas de mercado, procure enviar com uma certa frequência, algumas pesquisas vinculadas ao seu segmento e até mesmo para coletar outras informações básicas como preferências sobre determinados assuntos. 

 

  • Isso faz com que você entenda e conheça melhor o seu público, e saiba mais sobre as suas opiniões, é possível realizar comparativos com pesquisas antigas e novas para compreender melhor as mudanças de cada indivíduo de forma personalizada. 

 

  • Também procure realizar testes convencionais em cima dessas pesquisas, isso vai te ajudar a ter controle da situação, e compreender quais as mudanças e o porquê delas estarem acontecendo. 

 

Invista pesado na coleta de dados e mantenha seu filtro ativo

  • Com a presença massiva da tecnologia, é claro que a coleta de dados não poderia ficar de fora das suas para acompanhar o comportamento dos clientes, certo? Invista pesado nessa coleta e comece a conhecer melhor o seu público, suas características, gostos e hábitos de consumo. 

 

  • Procure investir pesado e mantenha uma coleta contínua, mas é claro, sempre realizando algumas filtragens voltadas para os assuntos que mais estão relacionados com a sua área de atuação. 

 

  • Assim como uma pequena porca gaiola que pode dar uma boa sustentação na montagem de móveis, cada pequena informação pode ser crucial para entender melhor a mudança mercadológica dos clientes, então se mantenha ativo e sempre filtre aquilo considerado de mais valor para a sua empresa. 

 

  • O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do , até a próxima!

 

  • Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

 

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