...

Blog de Marketing Digital

Como criar infográficos para SEO?

Como criar infográficos para SEO?

Já passou o tempo onde os blogs só continham conteúdo em formato de texto, as pessoas estão cada vez mais voltadas para as mídias audiovisuais, basta ver a popularidade de aplicativos voltado para vídeos e imagens, como a ascensão do TikTok, do Youtube ou a popularização dos streamings. 

 

Os usuários preferem muito mais consumir um conteúdo visual do que escrito, só de pensar em ler um parágrafo repleto de informações e palavras complicadas falando sobre outsourcing de impressão, já pode ser o suficiente para a pessoa desistir, fechar a página ou ficar com preguiça de ler até o final. 

 

Claro que a mídia escrita ainda tem o seu valor e a sua , mas para cumprir as exigências dos consumidores, é preciso se adaptar e trazer em diferentes mídias, e se falando de , uma das principais saídas é o infográfico. 

 

Esse conteúdo não só é atraente aos olhos dos usuários, como também é um prato cheio para quem busca otimizar o seu e deixar a sua página ainda mais efetiva, quer saber mais sobre ele? Então vem com a gente que vamos explicar tudo nesse texto, bora!

 

O que é um infográfico e como ele influencia o SEO?

 

O infográfico é um formato de conteúdo de representação visual, que mescla textos breves com imagens, tendo a principal finalidade de explicar determinado conteúdo para o leitor, de forma mais divertida e visualmente agradável, com ele, o usuário pode interpretar e entender uma informação, analisando itens com imagem, o que deixa tudo mais simples. 

 

Se tratando de SEO, a utilização dos infográficos também acaba sendo algo considerado importante, o primeiro ponto é que esse tipo de conteúdo gera engajamento, chamando mais a atenção do leitor, aumentando a taxa de retenção, e sendo algo mais simples e aos olhos deles, além de ser altamente compartilhável, o que ajuda no aumento do seu tráfego orgânico. 

 

Também vale destacar que, por ser um conteúdo diferente, ele se destaca na hora de realizar link buildings, sendo facilmente usado por outros sites para ilustrar determinadas situações, mostrar os melhores equipamentos de combate a incêndio por infográfico, pode ajudar outras páginas a usarem seu de exemplo, o que também colabora com seu SEO. 

 

Dessa forma, o alto compartilhamento, taxa de retenção e tempo dentro do site, bom engajamento e ótimo link building, fazem do infográfico, uma ótima opção para otimizar o SEO. Abaixo, separamos como você pode criar esse tipo de conteúdo com foco nessa estratégia, confira!

 

Esquematize suas ideias e a ordem de apresentação

 

A primeira etapa para criar um infográfico para SEO é esquematizar suas ideias e a ordem de apresentação na qual elas irão aparecer, pode usar algumas ferramentas como o Docs, Powerpoint ou até mesmo uma folha de papel, o importante é anotar e separar a ordem que o conteúdo será exposto. 

 

Coloque o título, subtítulo, os tópicos a serem abordados e as possíveis imagens e ilustrações visuais, saiba do que você quer falar, como falar e sobre o que, conheça as dores dos usuários, e aborda um tema interessante e que se enquadre bem dentro de um infográfico. 

 

Teste alguns designer e veja qual melhor se encaixa no seu objetivo

 

Após esquematizar e criar um esboço de ideias, é hora de começar a imaginar a parte visual, recomendamos utilizar o Canva, que é um ótimo site quando se trata da de conteúdos visuais. 

 

Navegue pela plataforma, verifique os templates, escolha as , o formato, as imagens usadas, a disposição dos elementos, veja o que mais combina com sua proposta, invista tempo e procure por algo caprichado. 

 

Identifique as e as utilize de forma eficiente

 

Com o infográfico praticamente criado e encaminhado, é hora de começar a adicionar elementos de SEO dentro dele, o primeiro é identificar e utilizar as palavras-chave de forma eficiente, veja quais serão as utilizadas, e encaixe elas dentro do seu infográfico, seja no título, nos subtítulos, na URL,  na imagem, na meta-descrição ou em qualquer outro local. 

 

Procure adicioná-las de maneira inteligente e sutil dentro do seu infográfico, elas serão seu lacre de segurança para otimizar o seu SEO, e potencializar ainda mais, a utilização desse formato de conteúdo. 

 

Insira um CTA no seu infográfico

 

O infográfico é um conteúdo que chama muita atenção e costuma reter seus durante muito tempo, então para otimizar ainda mais o seu SEO, procure colocar um CTA dentro dele, para que as pessoas sejam redirecionadas a outra página do seu site ou a uma LP, ajudando na construção de link buildings. 

 

Encontre a oportunidade correta complementando ainda mais seu conteúdo, e aproveitando o alto engajamento e retenção para criar novos links e oportunidades, aprimorando ainda mais o conteúdo do seu site. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido o texto, até a próxima!

0

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.