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Como se posicionar em um nicho concorrido

Como se posicionar em um nicho concorrido

  • Conseguir um bom posicionamento definitivamente não é uma missão fácil, ainda mais quando sua empresa atua diretamente em um nicho extremamente concorrido e disputado, com um mercado aquecido e uma cada vez mais complicada. 

 

  • Todos esses fatores fazem essa missão se tornar ainda mais complicada, afinal ao se deparar com um segmento assim você com certeza deve pensar “mas já tem tantos iguais, como é possível se destacar? Como fazer algo que seja diferente e realmente fuja do padrão?”. 

 

  • Pode parecer impossível no começo, mas acredite, é possível se posicionar e mais do que isso, conseguir destaque dentro de um nicho relativamente concorrido, por mais que essa seja uma tarefa complicada, mas que está ao seu alcance. 

 

  • É claro que para alcançar esse objetivo é preciso ter uma atenção e um esforço a mais, então calce a sua bota de segurança e se prepare para descobrir como conseguir se posicionar em um nicho concorrido de forma realmente eficaz, bora conferir? Então vamos lá!

 

Procure afunilar o seu nicho

  • A primeira forma de se posicionar em um nicho extremamente concorrido é justamente afunilar ele um pouco, se você atua dentro de um mercado extremamente populoso e concorrido, a recomendação é que você diminua essa concorrência procurando por algo mais específico dentro daquele nicho. 

 

  • Se você trabalha com “artigos esportivos”, talvez seja melhor dar um foco maior nas suas finalidades e o que é considerado como o carro chefe do seu , como nas “camisas de time” ou “artigos de artes marciais”, procure realizar uma segmentação dentro do seu próprio nicho. 

 

  • Isso vale para qualquer negócio, se você trabalha em uma de material de construção, por exemplo, talvez seja melhor focar nos conectores elétricos, nos itens mais populares ou naqueles que você acha que trarão mais resultados. 

 

  • É preciso sair do clichê genérico e procurar se aprofundar um pouco mais naquilo que você trabalha, quanto mais específico você for, e mais conseguir um nicho mais direto dentro de um mercado amplo, melhor será para o seu negócio. 

 

Foque no seu diferencial

  • Além dessa redução de espaço, uma forma efetiva de se posicionar é justamente focar no seu diferencial, toda empresa possui algo que merece destaque, seja um produto muito vendido, um serviço bem prestado ou alguma bonificação que é ofertada. 

 

  • Todos têm um ponto considerado extremamente forte, visto como o grande destaque daquele negócio, então procure utilizar isso dentro do seu posicionamento, confirme o que é considerado mais atrativo dentro da sua empresa, e foque nesse seu diferencial. 

 

  • Lembre-se, veja os pontos positivos, separe o que é considerado como mais forte, e  invista naquilo que as pessoas irão olhar, reconhecer e ver como destaque dentro do seu negócio.

 

Explore as oportunidades dentro do seu nicho

  • Mesmo que seja difícil encontrar um bom posicionamento, um nicho relativamente grande tem um lado extremamente positivo: quanto maior ele for, mais oportunidades ele apresenta, sendo assim, procure explorar todas as opções disponíveis dentro dele. 

 

  • Talvez você esteja focando demais em algo saturado, e a saída possa ser, justamente, migrar para uma segmentação mais específica e menos concorrida dentro do seu próprio nicho, então explore todas as suas oportunidades até conseguir esgotar suas opções. 

 

  • Ligue a sua luminária de emergência e verifique o que é positivo para o seu negócio e pode ser utilizado ao seu favor da melhor maneira possível, lembre-se de explorar bem, acompanhar as necessidades e agarrar cada oportunidade presente dentro do seu nicho. 

 

Construa relacionamentos com seu público-alvo

  • Toda empresa que atua em um nicho grande precisa se concentrar em uma coisa: fidelidade dos seus consumidores. É simplesmente impossível se posicionar e alcançar o sem ter um público que seja fiel ao seu negócio, ainda mais em um mercado tão amplo. 

 

  • Então é essencial que você construa bons e sólidos relacionamentos com o seu público-alvo, procure produzir , manter o contato constante, realizar ofertas, estar presente em diferentes canais de , e por aí vai.

 

  • Utilize o marketing para nutrir seus clientes e uma relação cada vez mais sólida e concreta entre a e o seu público-alvo, saiba do que eles gostam, descubra suas características e o que eles esperam do seu negócio. 

 

  • Quanto mais você conhecer seu público-alvo, mais consegue se posicionar da forma correta, e fazer com que seu empreendimento de limpeza de fossa se destaque mesmo se houver uma grande concorrência. 

 

  • O que achou do texto de hoje? Preparado para se posicionar dentro do seu nicho e conseguir se destacar da concorrência? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

 

  • Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de do Soluções Industriais

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