F15digital - agencia de marketing digital

Blog de Marketing Digital

Diferença entre a ferramenta de CRM e ERP

Diferença entre a ferramenta de CRM e ERP

  • O Customer Relationship Management () e o Enterprise Resource Planning (ERP) são dois conceitos que surgiram na década de 90 e que, apesar de serem bastante diferentes, são frequentemente confundidos.

 

  • O CRM é uma ferramenta voltada para o gerenciamento das relações com os clientes, enquanto o ERP é voltada para o gerenciamento dos recursos da empresa. Embora as duas sejam muito úteis, elas não são intercambiáveis. Cada uma tem um propósito específico e atende a necessidades diferentes.

 

  • Neste artigo, vamos abordar as principais diferenças entre o CRM e o ERP para que você possa escolher a ferramenta certa para sua empresa. Acompanhe a leitura! 

 

O que é CRM?

  • O que é CRM? É uma sigla para Relacionamento de Clientes, que é uma estratégia de marketing e administração que permite ao seu negócio desenvolver relacionamentos saudáveis e duradouros com seus consumidores. 

 

  • O objetivo do CRM é otimizar o relacionamento com os clientes, entender suas necessidades e desenvolver estratégias de marketing mais direcionadas. Ao utilizá-lo, o seu produto ou serviço como resistência cartucho terá mais relevância para o público, construindo assim melhores .

 

  • Portanto, esta é uma ferramenta importante para entender e prever as necessidades do com base no passado, presente e futuro, pois afeta não apenas a eficácia do relacionamento com o cliente, mas também sua capacidade de manter e aumentar sua satisfação. 

 

  • Dessa forma, as pessoas interessadas em seu produto/serviço terão ainda mais influência para efetuar a compra e, consequentemente, aumentarão as chances de fidelizá-las à sua empresa.

O que é ERP?

  • ERP é o acrônimo para Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais. É uma ferramenta que permite a integração de processos, sistemas e dados em todas as da sua empresa. 

 

  • O software de ERP serve para facilitar a tomada de decisões e a produtividade das operações da sua , proporcionando um melhor controle dos seus processos. 

 

  • O seu funcionamento é baseado na utilização de diversos módulos que auxiliam na gestão dos processos do seu negócio, além de otimizar recursos e operações como vendas de exaustor axial, produção, compras, finanças, recursos humanos, segurança e outros. 

 

  • O uso do ERP permite a integração entre esses setores e a conexão com fornecedores, clientes e sistemas externos, o que por sua vez contribui para o desenvolvimento empresarial e a melhoria dos processos de produção.

Qual a diferença entre elas

  • A escolha entre CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning) para sua empresa é muito importante. Afinal, ambos os sistemas possuem funcionalidades e objetivos a serem cumpridos, mas cada um possui recursos e aplicações distintas.

 

  • Um CRM é voltado para a gestão de relacionamento com os clientes, como atendimento personalizado, relatórios de vendas, gerenciamento de leads e construção de . Por outro lado, um ERP oferece mais controle financeiro, desde a contabilidade até a gestão de produção, compras, estoques, além de outros recursos. 

 

  • Em suma, o CRM é projetado para melhorar a qualidade do serviço ao cliente, enquanto o ERP tem como princípio de controle de estoques e retorno financeiro da instalação das Placas Fotovoltaicas, por exemplo. Ou seja, cada empresa tem suas próprias necessidades e requer o uso de um ou ambos sistemas.

 

Quais os benefícios dos dois juntos?

  • O uso conjunto do CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning) traz muitos benefícios para de todos os tamanhos. O CRM ajuda a melhorar o atendimento ao cliente e oferecer experiências personalizadas, enquanto o ERP auxilia na produtividade interna e na eficiência dos processos. 

 

  • Dessa forma, eles permitem capturar todas as informações relacionadas aos processos de negócios e gerenciar todos os dados importantes para o e desenvolvimento da empresa.

 

  • Além disso, quando você usa o CRM e ERP juntos, está aproveitando ao máximo as ferramentas de gerenciamento que lhe dão todas as informações de que você precisa para tomar decisões inteligentes que podem ajudar sua empresa a crescer. 

 

  • Isso significa que você pode ter atendimento ao cliente de qualidade superior e, ao mesmo tempo, se beneficiar com aprovações mais rápidas de processos, otimização dos processos e maior produtividade dentro da organização. 

 

  • Quando você usa ambas juntas, também é mais fácil conhecer melhor os clientes para melhorar os serviços e produtos e oferecer soluções para o conserto de aquecedor a gás personalizada. Ao usar estes produtos juntos, você tem as ferramentas para fazer isso.

 

  • A diferença entre a ferramenta de CRM e ERP é clara: enquanto o CRM é uma plataforma voltada para o relacionamento com o cliente, o ERP é voltado para o controle de operações de uma empresa.

 

  • O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre a diferença entre as ferramentas de  CRM e ERP? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Recentes

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…