Qualificação de leads: o que é
Imagine que uma empresa que faz transferência de carro esteja com dificuldade para atrair clientes. O site da empresa tem bastante acessos e os perfis nas redes sociais tem um grande número de seguidores, mas as conversões não estão acompanhando esse ritmo. Geralmente, o problema está na jornada do cliente pelo funil de vendas. O funil de vendas é formado pelas etapas que todo lead percorre quando entra em contato com uma empresa. Ele entra no site, lê ou assiste aos conteúdos disponíveis e avalia se aquele produto ou serviço é o que ele está procurando. No caso da empresa de seguros, os leads estão chegando até o site, mas desistem do negócio porque percebem que não atende às suas necessidades. A qualificação de leads se trata de escolher os leads mais promissores e nutri-los com conteúdos e informações suficientes para convertê-los em clientes. Essa prática evita que a equipe perca tempo lidando com leads que não tem um alto potencial de compra. Para otimizar os processos, é conveniente separar os leads em: bons leads com clara intenção de compra, bons leads que não estão na hora certa da compra e leads ruins.Como qualificar seus leads
Uma boa qualificação de leads depende do nível de conhecimento que você tem a respeito do seu público. Confira a seguir as melhores técnicas para isso.Entenda o perfil da sua empresa
Para qualificar leads é preciso identificar quais são os leads mais propensos a passar por todo o funil de vendas. Existem critérios para definir esse dado, e são eles:- Segmento da empresa;
- Porte da empresa;
- Região geográfica;
- Profissão do cliente.