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Marketing jurídico e a importância de estar presente no universo digital

Marketing jurídico e a importância de estar presente no universo digital

  • Não é mais novidade para ninguém o quanto o marketing tem sido importante para qualquer empresa nos últimos anos, com o desenvolvimento das relações humanas e uma comunicação cada vez mais presente.

 

  • Essa área tem se tornado um grande alicerce de qualquer área na atualidade, ajudando uma a se conectar de forma muito mais direta e intensa com seu público. 

 

  • A sua importância é tão grande, que acabou alcançando até fronteiras que, antes, eram praticamente impossíveis de serem alcançadas, como é o caso do setor de direito. Extremamente reservado, tradicional e repleto de regras, o mercado da advocacia sempre se mostrou inflexível para muitos fatores, incluindo, é claro, o marketing. 

 

  • Mas com o passar dos anos, o crescimento do público e a modernização desta profissão, a OAB acabou aprovando o então chamado marketing jurídico para algo viável a ser executado por todos os advogados, essa aprovação do uso de marketing nos escritórios ocorreu no dia 17 de junho de 2021. 

 

  • Por meio do provimento 205/2021, se tornando um marco para a história do direito, se tornando algo tão crucial para os advogados como o uso de um laudo avcb em qualquer edificação.

 

  • Porém, por se tratar de algo relativamente novo, muitos ainda não tem noção do seu impacto e os que fazem o marketing jurídico ser algo tão importante dentro do mercado do direito, no texto de hoje, iremos mostrar o que faz dele tão importante e quais os benefícios de se fazer presente dentro do universo digital, bora conferir? Então vamos lá!

 

Afinal, o que é o marketing jurídico?

  • O marketing jurídico é um conceito relativamente novo que tem como principal objetivo, fazer com que os escritórios de advocacia consigam construir uma base fiéis de clientes, aumentando a sua visibilidade e melhorando a sua autoridade dentro do mercado no qual estão inseridos, para no final, conseguirem ter um melhor desempenho no seu número de vendas. 

 

  • Ele funciona de maneira semelhante ao marketing convencional, usufruindo de como perfis em redes , criação de sites, SEO e produção de conteúdo, porém, existem algumas limitações impostas pela própria OAB. 

 

  • Diferente do marketing convencional no qual uma empresa vai tentar vender a sua chapa de aço inox da maneira que bem entender, podendo utilizar uma linguagem mais apelativa e uma certa persuasão exacerbada para conquistar o cliente.

 

  • Isso não acontece dentro do mercado jurídico, aqui, as coisas devem ser tratadas de forma muito mais sutis, e o advogado é terminantemente proibido de fazer propagandas apelativas ou de se “vender” para adquirir clientes. 

 

  • Existem várias regras, normas e conceitos que são abordados dentro do marketing jurídico, então vale a pena ficar de olho neles e conferir o que pode ou não ser feito dentro desse segmento, mas lembre-se, dentro do marketing jurídico, é proibido a produção e divulgação de qualquer tipo de material com caráter de oferta.

 

Por que o marketing jurídico é tão importante para qualquer escritório?

  • Se um advogado não pode se promover, o que faz do marketing jurídico uma tão impactante? A resposta é simples: todo o seu potencial e o que ele pode gerar de retorno dentro de um escritório, o mundo está cada vez mais digital, e se adaptar a isso faz parte de um processo evolutivo, é necessário para qualquer advogado. 

 

  • Pensando nisso, abaixo separamos alguns pontos que mostram o impacto e a importância do marketing jurídico dentro dos escritórios, bora conferir os motivos que fazem um advogado ter a necessidade de migrar para um ambiente digital? Veja!

 

Melhoria na competitividade

  • O primeiro ponto que merece destaque é vinculado à competitividade, o mercado jurídico está cada vez mais disputado, e mesmo sendo uma área extremamente tradicional, muitas vezes existem muitos profissionais para uma demanda relativamente baixa, por tanto, a competitividade sempre é algo aquecido nesse segmento, e se destacar é algo necessário. 

 

  • Através do marketing jurídico é possível melhorar a sua competitividade, e se adaptar exatamente aquilo que seus concorrentes estão fazendo, pode ter certeza que o uso da passou de algo diferencial para uma necessidade em qualquer escritório. 

 

  • Sendo assim, o uso desse recurso permite que você consiga se adaptar ao mercado e tornar o seu escritório mais competitivo e adaptado aos dias de hoje, sendo algo tão crucial quanto o uso de um grupo gerador de energia em espaços que não podem sofrer com quedas constantes. 

 

Aumento da visibilidade

  • Quem não quer ser visto? Chamar a atenção de mais clientes e fazer com que mais pessoas conheçam sobre os seus serviços? Esse é o desejo de praticamente todos os escritórios de advocacia, e se tem uma forma de impulsionar o seu negócio é justamente através do marketing jurídico. 

 

  • Mesmo que seja proibido se promover, é possível mostrar para as pessoas mais sobre o seu e seus serviços em geral, criando conteúdos nas redes sociais, no Google, no YouTube e em diferentes plataformas que mostram melhor sobre o seu escritório e as suas atuações.

 

  • Com tanto conteúdo publicado, você consegue mostrar para os usuários, mais sobre o seu escritório, e só de marcar na internet, o aumento da sua visibilidade já é algo garantido, o que acaba chamando a atenção de mais pessoas e melhorando a popularidade do seu escritório.

 

Fidelização do cliente

  • Quem trabalha no ramo jurídico sabe que não basta apenas querer conquistar vários novos clientes, mas que também é preciso fidelizá-los, esse é um mercado que acaba sendo extremamente benéfico para quem fideliza os usuários e trabalha com uma base fixa de clientes que consomem seus serviços com uma certa regularidade. 

 

  • O uso de algumas estratégias do marketing jurídico, como o SEO, o e-mail marketing e a produção massiva de conteúdos nas redes sociais, ajuda a manter o contato próximo entre o advogado e o seu consumidor, oque, por consequência, auxilia na fidelização de maneira mais prática e

 

  • O resultado é se tornar o advogado de confiança não só daquela pessoa, mas também de todo o seu vínculo próximo, já que o marketing boca a boca começa a ser fortalecido assim como a sua reputação com mais e mais pessoas.

 

Reconhecimento e autoridade dentro do mercado

  • Quem não quer ter seu trabalho reconhecido e se tornar uma verdadeira autoridade dentro do mercado onde trabalha? Essa é outra atuação extremamente positiva vinda do marketing jurídico, com a criação de conteúdos e a presença na , o escritório acaba sendo muito mais reconhecido por grande parte do público.

 

  • Mais do que isso, é criada uma certa autoridade mercadológica, afinal, o advogado acaba criando conteúdos que abordam sobre as suas competências, conhecimentos e ações no decorrer de suas carreiras. 

 

  • Com isso, o escritório acaba ganhando autoridade, já que quanto mais aborda sobre diferentes assuntos, mais transborda sabedoria e conhecimento para os usuários, se fortalecendo dentro do mercado e virando referência. 

 

  • Assim como uma estação de tratamento de água que pode ser escolhida de acordo com sua autoridade, aqui o escritório acaba tendo uma certa vantagem, reconhecimento, popularidade e autoridade, virando sempre uma escolha para qualquer usuário, seja ele antigo ou novo dentro do negócio. 

 

  • O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

  • Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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