...

Blog de Marketing Digital

O Que é Trabalho Híbrido? Vantagens, Tipos de Trabalho e Muito Mais!

trabalho-hibrido

O Que é Trabalho Híbrido? Vantagens, Tipos de Trabalho e Muito Mais!

Em dúvida sobre como funciona o trabalho híbrido? Veja aqui as vantagens que há em implantá-lo em empresas e para profissionais se adaptarem ao home office.

 

O que é trabalho híbrido? Veja mais sobre esse modelo de trabalho!


Para empresas que desejam reduzir gastos sem afetar o rendimento dos funcionários e ainda deixá-los mais satisfeitos, o trabalho híbrido é uma ótima solução. Ele consiste na combinação de jornadas presenciais e remotas. Nesse modelo, em alguns dias da semana os profissionais realizam suas tarefas de casa e outros, no escritório.

Com isso, os trabalhadores conseguem ter melhor qualidade de vida pessoal e satisfação com o emprego. Também há um avanço no modo como determinados processos são executados, maior qualidade na comunicação e produtividade.

Contudo, por se tratar de uma estratégia recente ainda gera algumas dúvidas. Sendo assim, na continuação deste texto você verá quais são os benefícios do trabalho híbrido, aspectos relevantes para colaboradores atuarem home office e as profissões que se adaptam melhor a esse modelo. Confira!

 

Vantagens do trabalho híbrido

Como o trabalho híbrido faz uma empresa economizar dinheiro, ter funcionários mais produtivos e motivados? Continue lendo e veja a resposta para entender o quanto essa modalidade de emprego traz benefícios.

 

Mais flexibilidade

Com o trabalho híbrido, diversas organizações descobriram que a flexibilidade de horário é benéfica para ambas as partes. O funcionário conta com melhor qualidade de vida nos dias que está em casa e o expediente pode começar mais cedo para que algumas tarefas sejam completadas antes do prazo estipulado.

É possível combinar com o colaborador para que ele comece trabalhar um pouco mais tarde. Dessa forma, em algumas ocasiões, existe menor necessidade de gerar horas extras. Assim, essa versatilidade proporciona redução de custo, aumento da produtividade e melhorias em processos.

 

Comunicação mais eficaz

O trabalho híbrido limita as chances de funcionários conversarem com despreocupação. No entanto, reforça a necessidade de usar melhor o tempo para compartilhar informações. Além do mais, o uso de ferramentas para a gestão de projetos, acompanhamento de tempo e tarefas evitam falhas causadas por má comunicação.

A interação com pessoas dentro e fora da empresa obriga a todos a melhorar suas habilidades de interlocução. Os profissionais aprendem montar apresentações para reuniões e e-mails de maneira mais prática e para alguns, se torna mais confortável interagir com a equipe desse modo.

 

Custos reduzidos

No trabalho híbrido, com vários profissionais atuando em casa, diminui a necessidade de ter grandes espaços físicos para acomodar um grande número de pessoas. Isso significa uma redução considerável nas despesas com aluguel, água, eletricidade e outras mais. Assim, há uma enorme economia anual, mas sem perda do rendimento laboral.

Para os colaboradores que exercem suas funções remotamente alguns dias por semana os custos também são reduzidos. Eles poupam dinheiro com estacionamento, valores empregados no transporte, vestimenta profissional e almoços em restaurantes. Sem mencionar que ficam menos tentados a fazer compras desnecessárias no retorno ao lar.

 

Melhor produtividade

É comum que no trabalho híbrido as equipes melhorem a produtividade devido a alguns fatores. Os funcionários quando ficam em casa em um espaço organizado não sofrem as interrupções que geralmente acontecem em um ambiente de escritório. Eles não se distraem com conversas informais, barulho de telefones etc.

Esse detalhe é muito relevante para profissionais conseguirem ter maior concentração. As reuniões se tornam mais proveitosas, pois todos sabem que precisam manter a dinâmica das atividades. Com a redução de tempo e o desconforto que passam no trajeto, fica mais fácil para os colaboradores terem energia para realizar suas tarefas.

 

Melhora na otimização de tempo e atividades

Uma vez que o trabalhador esteja em casa sem supervisão, se vê obrigado a desenvolver maior controle sobre o horário e as tarefas. Com isso, novas maneiras de fazer projetos num curto prazo costumam aparecer. Além disso, o uso de ferramentas para a gestão de tempo e atividades são outros recursos que colaboram nesse aspecto.

A adoção do trabalho híbrido ainda estimula a companhia reduzir procedimentos burocráticos e, às vezes, até elimina atividades complexas. Graças a essa inovação, a infraestrutura da companhia se torna mais moderna, com maior controle sobre os gastos e mais produtiva.

 

Melhor qualidade de vida

Para muitos profissionais o trabalho híbrido consiste numa oportunidade de melhorar a qualidade de vida. Quando estão em casa eles têm a possibilidade de consumir alimentos preparados de um jeito mais saudável. Fica mais fácil reduzir as refeições que favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares e prevenir a obesidade.

Não ter que acordar mais cedo para se deslocar até a empresa, significa mais horas de sono adequadas para melhorar a concentração no dia seguinte. Esse período gasto a menos no transporte também pode ser utilizado para a prática de alguma atividade física. Fora isso, ainda serve para aproveitar momentos de lazer.

 

Mais equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Poder trabalhar de forma híbrida alguns dias em casa e outros na empresa permite que as pessoas consigam gerenciar melhor a vida familiar e profissional. Uma vez que não perdem tempo indo e vindo do emprego e podem estar mais com amigos e parentes. Esse equilíbrio saudável alivia o estresse e as torna mais felizes e produtivas.

Por outro lado, o retorno a empresa em períodos programados protege o colaborador do isolamento que frequentemente surge em empregos 100% home office. Da mesma forma, diminui a ocorrência de horas extras desnecessárias que geram custos a companhia e atrapalham o bem-estar pessoal do trabalhador.

 

Dicas para quem trabalha em modelo híbrido

Os equipamentos, a jornada de trabalho e outros detalhes tornam o modelo híbrido bem-sucedido para alguns, mas não para outros. Sendo assim, descubra na sequência algumas orientações que ajudam profissionais a se adaptar melhor a essa rotina.

 

Tenha um bom notebook para realizar suas tarefas em home office

Realizar um trabalho híbrido sem ter um computador adequado com acesso à internet em casa será complicado. Com esse dispositivo é possível acessar e-mails, ver plataformas de mensagens, usar ferramentas de gestão de projetos e controle de tempo. Além do mais, ele tem que aguentar rodar aplicativos e softwares da empresa.

Geralmente, é aconselhável que o aparelho tenha no mínimo um HD de 500 GB ou SSD de 256 GB, além de um processador Intel a partir da versão 5i ou AMD Ryzen 5. Também deve funcionar com o sistema operacional recente, mas compatível com o da organização. Para escolher um ótimo modelo, veja Os 12 Melhores Notebooks para Trabalho.

 

Utilize um bom monitor para trabalho

Quem precisa passar diversas horas de frente de uma tela, aprecia muito as imagens reproduzidas por um bom monitor. Com um equipamento de qualidade fica mais fácil realizar o trabalho de modo híbrido, porque a vista se cansa menos. Sem falar que as tensões musculares são menores naqueles que usam esse tipo de dispositivo.

Um modelo que tenha pelo menos 20 polegadas, resolução HD e taxa de atualização de 60 Hz, já se trata de uma alternativa adequada. Dependendo das funções que o profissional desempenha também é útil ter uma entrada USB, HDMI e Wi-Fi. Para encontrar ótimas opções, confira os 10 Melhores Monitores para Trabalho.

 

Evite distrações

Exercer uma função de maneira remota requer muita responsabilidade e comprometimento por parte do funcionário. Afinal, o fato de ele estar em casa não significa que deve assistir TV ou ficar de bate-papo nas redes sociais, enquanto existem tarefas a fazer. Portanto, para que a prática do trabalho híbrido funcione, as distrações têm que ser eliminadas.

Nesse sentido, é necessário reservar um espaço e mantê-lo arrumado para realizar as atividades profissionais. Outros moradores da residência também não podem invadir esse lugar no horário do expediente. Além disso, ter um celular somente para trabalhar e outro para assuntos pessoais consiste na melhor opção para não se distrair com esse aparelho.

 

Tenha uma boa comunicação

Manter uma comunicação constante com colegas e/ou cliente é essencial em qualquer situação, mas principalmente quando se trabalha em casa. Compartilhar conhecimentos, pontos de vista, novas ideias ou qualquer contribuição que leve a organização a alcançar seus objetivos sempre é fundamental.

Não há como realizar com sucesso projetos se não houver uma boa comunicação no trabalho híbrido. Mesmo que os diferentes colaboradores estejam em locais muito distantes, isso não deve causar nenhum contratempo. Sendo assim, cada profissional que atua remotamente precisa ter interação com os demais envolvidos.

 

Estabeleça uma jornada de trabalho razoável

No trabalho híbrido durante os momentos que o profissional fica fora do escritório, muitas vezes, tem a flexibilidade de começar e finalizar o expediente por conta própria. Se por um lado isso traz bastante conforto, por outro pode gerar problemas. A falta de organização da jornada gera atrasos ou a realização de horas extras desnecessariamente.

Portanto, o melhor é manter um controle para não se esquecer de reuniões e cumprir prazos estipulados. Outras ações importantes são definir um intervalo para executar cada tarefa e notificar a equipe nos períodos de ausência. Além disso, e terminar as atividades todos os dias no mesmo horário evita que a mente perca a noção de tempo.

 

Faça pausas

Nos dias em que se está em casa é importante para o profissional estabelecer período de repouso no trabalho híbrido. Pequenas pausas evitam dores por causa de tensão muscular, fadiga visual e sonolência. É aconselhável ao planejar o horário de expediente reservar intervalo de 5 a 10 minutos a cada hora e meia.

Esse tempo deve servir para ir ao banheiro, beber um cafezinho, alongar o corpo e ver um pouco a luz do sol. Não se esqueça de também de almoçar no horário correto e distante do local organizado para trabalhar. Assim, será mais fácil retornar as atividades renovado com maior ânimo.

 

de trabalho que permitem o modelo híbrido

Quais as profissões que têm mais facilidade com o trabalho híbrido? Continue lendo e descubra a seguir quais as ocupações que melhor se adaptam a essa nova tendência.

 

O é usado por organizações para aumentar vendas, posicionar-se como marca, fidelizar e interagir com os clientes por meio de plataformas . Basicamente, os profissionais que atuam nesse segmento realizam ações na internet voltadas para promover os negócios da empresa, de acordo com determinadas metas.

Além das profissões que existem no marketing tradicional, nesse meio há mais opções como especialista em SEO, analista de Leads, Social Media, Community Manager etc. Na maioria das vezes, esses colaboradores realizam o trabalho de forma híbrida ou totalmente remota conectados em cidades diferentes.

 

E-commerce

O e-commerce se trata de um setor que vende produtos variados em canais digitais. Por isso, tem muitas vagas que se encaixam no trabalho híbrido, entre elas gerente, atendente, coordenador, vendedor etc. Também há oportunidades para profissões novas como social media e analista de SEO

Cada vez o crescimento de compras através de lojas virtuais tem aumentado. Isso corresponde a uma grande vantagem para empresas e quem ingressar em qualquer cargo dessa área. Apesar de a experiência ser um diferencial, nem sempre é um requisito obrigatório, porém requer qualificação profissional.

 

Programador

Um programador escreve códigos que servem para desenvolver ou melhorar aplicativos e software. As principais obrigações dele se concentram em gerenciar uma variedade de sistemas operacionais, projetar ou atualizar o código-fonte. Por isso, é fundamental que tenha capacidade de codificar, testar, analisar e solucionar programas.

Assim como na forma de trabalho tradicional, no modelo híbrido esse profissional possui em estreita colaboração com desenvolvedores de software. Ambos precisam estabelecer contato constante para criar programas, software e serviços para organizações. Portanto, ter competência para colaborar em equipe é imprescindível.

 

Desenvolvedor de software

Os desenvolvedores de software criam programas e aplicativos aliados aos objetivos das empresas. Essas criações podem ser tanto para uso em ambiente corporativo quanto na web. Sendo assim, aqueles que atuam nesse ramo necessitam ter conhecimento na codificação e programação de sistemas.

Também deve saber construir e otimizar , manter aplicativos on-line, comunicar-se efetivamente com as partes interessadas e fazer manutenção. Por essas razões, no trabalho híbrido, geralmente, as organizações preferem contratar quem tem experiência no uso de ferramentas linguagens de programação populares.

 

Designer gráfico

A principal função do designer gráfico é elaborar a imagem do anúncio para um produto ser vendido. Ele digita textos, diagrama, define cores, seleciona fontes, estrutura tamanhos e todos outros os elementos ​​que irão compor a ilustração. No entanto, com o crescimento das redes sociais, páginas web e aplicativos esse conceito se torna mais amplo.

Em plataformas digitais, ele se encarrega de conquistar o consumidor para atingir um objetivo específico da empresa. O profissional dessa área se adapta bem ao trabalho híbrido porque precisa de um pouco de isolamento para criar as ilustrações. Mas, tem que ser regrado e meticuloso, prestar atenção a cada detalhe.

 

Analista de sistemas

O analista de sistema é um profissional responsável ​​por encontrar falhas na área de TI de uma empresa e resolvê-las de maneira eficiente e econômica. Ele precisa testar programas e bancos de dados para averiguar se estão funcionando com eficácia. Além disso, realiza auditorias de , cria e mantém a documentação dos sistemas da organização.

Para exercer a função com autonomia no trabalho híbrido, no entanto, é necessário que ele tenha experiência em análise técnica e de negócios, bem como gerenciamento de projetos. Saiba lidar com a central de ajuda profissional e suporte de desktop e possua conhecimento de análise de dados e programação.

 

Utilize essas dicas para começar a trabalhar de forma híbrida!

Tanto para empresas quanto para os trabalhadores, o trabalho híbrido traz ótimos benefícios. Não ter que ficar o tempo todo isolado e nem muito afastado da família serve para estimular a pessoa a ser mais produtiva e se sentir mais satisfeita com a vida profissional. Além de ser uma excelente estratégia para reduzir os custos.

Contudo, aqueles que desempenham funções nessa modalidade precisam ter um bom computador para rodar os softwares da companhia. Também é essencial ser responsável com prazos e saber gerir o próprio tempo. Assim, com dedicação e competência se torna muito mais agradável para empresa e colaboradores atingirem seus objetivos juntos.

 

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.