...

Blog de Marketing Digital

O que é um SQL em marketing?

O que é um SQL em marketing?

  • Dentro do , os em potencial, também conhecidos como ‘leads' são essenciais para a aplicação de diversas ferramentas. É através destes clientes potenciais que suas são efetuadas. 

 

  • Dentro dos leads, existem duas classificações: as leads MQL (Marketing Qualified Leads) e (Sales Qualified Leads). As leads MQL são aquelas que estão no topo do de vendas sendo estabelecidas através da . As SQL já identificaram o problema, o produto para resolver e está pronta para a compra.

 

  • Ou seja, as leads SQL são aquelas que estão no fundo do funil e através do seu atendimento e alcance, você consegue vender o produto de maneira mais simples. Mas, para entender sobre SQL, você precisa entender sobre funil de vendas. Confira as três divisões: 

 

Topo de funil 

  • Um funil de vendas é dividido em três partes, o topo, meio e fundo. No topo, encontram- se as leads com o primeiro contato com o produto. Ali, ela percebe que tem um problema e consegue entender o que antes não entendia.

 

  • No topo do funil estão os clientes que descobrem o que antes não sabiam, por isso, esse ambiente ainda é muito raso. É como se uma pessoa descobrisse que para lavar bem os pisos e mantê-los bonitos e seguros, precisa de um tempo muito grande, atrapalhando a sua produção. Ao entender isso, ela identifica um problema, e busca uma solução, que é uma enceradeira de piso.

 

  • Para que estas pessoas percebam que têm um problema, é necessário alcançá-las. Depois que o seu encontra este público, eles passam a buscar soluções para o problema descoberto. 

 

  • Esta busca pelo cliente para alcançá-lo e mostrar que ele tem um problema deve ser feita através do estabelecimento da sua persona, aquele cliente ideal que precisa do seu produto e está disposto a investir o valor estabelecido por você. Estes são os MQL (Marketing Qualified Leads).

 

Meio de funil 

  • Esta etapa do funil de vendas já é mais profunda, ali, o lead já conhece o seu problema e busca soluções. A solução encontrada para essa dor é um produto. Nesta etapa, o lead busca pelo produto ideal para resolver seu problema.

 

  • Para ilustrar melhor, basta imaginar uma pessoa que percebe os riscos de incêndio de sua casa. Ela entende que para evitar acidentes e perdas graves, deve instalar uma central de alarme de incêndio, e por isso, começa a buscar a melhor opção. Quando ela entende que precisa mesmo deste produto, está pronta para a compra e se transforma em uma SQL. 

 

Fundo de funil 

  • Após identificar um problema e a solução, a lead está pronta para a compra e é um cliente para essa ação. É agora que sua empresa precisa alcançá-la. Um bom atendimento e posicionamento no funcionam como um letreiro de led para atrair estes clientes. 

 

  • Em resumo, os SQL são clientes em potencial que passaram por todas as etapas do funil de vendas e, através dessa jornada, estão prontos para efetuar a compra. Por isso, é importante estar pronto para alcançá-los. 

 

  • Os SQL são uma chance de aumentar as vendas e potencializar o seu ticket médio. Gostou deste conteúdo? Nos acompanhe para ler mais sobre marketing e aprender mais sobre esta área. Até o próximo post!

 

  • Este artigo foi produzido pela do Soluções Industriais.

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.