...

Blog de Marketing Digital

Protocolos de segurança: Entenda o que são e porque eles são tão importantes para a reputação do seu site e do seu negócio na internet

Protocolos de Segurança

Protocolos de segurança: Entenda o que são e porque eles são tão importantes para a reputação do seu site e do seu negócio na internet

Cada vez mais as pessoas e internautas estão exigindo mais protocolos de seguranças em grandes sites de compras e pesquisas na internet.

 

Isso porque o número de vazamento de dados que ocorreu no último ano deixou muitos realmente assustados. 

 

Em 2020, mais de 200 milhões de dados foram vazados de sites que pareciam ser confiáveis para a maioria das pessoas, isso criou um cenário de desespero para os clientes e de preocupação para as empresas. 

 

Isso mostra como a falta desses protocolos de seguranças em um site pode acabar trazendo prejuízos imensuráveis para os clientes e para os negócios. 

 

Por esta razão, vamos falar sobre esses protocolos e a importância de cada um dentro do site da sua empresa, evitando vazamentos indesejáveis e problemas futuros. 

O que são protocolos de e por que são tão importantes? 

Protocolos de segurança nada mais são do que regras estabelecidas e seguidas pela empresa para garantir a segurança da marca e de seus clientes. 

 

Imaginemos que uma empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial tenha protocolos para a segurança de seus funcionários, assim, eles saberão exatamente o que deve ser feito em determinadas situações. 

 

Dentro do âmbito digital o cenário é bem parecido, contamos com protocolos e meios de ação que protegem o site da sua empresa contra vazamentos e alguns de vírus. 

 

Mais da metade da população mundial possui acesso à internet e não dá para saber a intenção de cada pessoa por trás de uma tela. Por isso, esses protocolos são extremamente necessários e úteis. 

 

Se um internauta resolveu pesquisar sobre a mandrilhadora de campo preço, acessa um site sem proteção e acaba colocando lá os seus dados pessoais, as chances desses dados serem vazados são enormes. 

 

Sem contar com a enorme proporção que a internet ganhou nos últimos anos e fez com que pessoas maliciosas e mau caráter invadissem sites e plataformas para roubar dados e usá-los em coisas ilícitas. 

 

Por isso, esses protocolos se tornaram tão importantes, porque eles protegem não só os dados dos seus clientes mas também, a privacidade e do site da sua marca. 

 

Seja o seu site curso de empreendedorismo online ou produtos de beleza, esses protocolos são indispensáveis se você deseja construir uma marca de qualidade no .

 

E a melhor forma de deixar o seu site seguro e confiável é por meio de certificados digitais que te forneçam essa segurança e confiabilidade, e é sobre eles que vamos falar agora. 

SSL

Essa sigla significa: Secure Socket Layer, que em uma tradução literal para o português significa uma camada extra de proteção, neste caso dentro do seu site. 

 

Esse protocolo de segurança trabalha por meio da criptografia, que é um conjunto de que evitam com que terceiros tenham acesso a informações e dados muito importantes dentro de uma determinada plataforma.

 

Vamos imaginar que uma corretora de seguros em curitiba  possui um site onde as pessoas podem contratar os seus serviços, sem um certificado SSL.

 

Os hackers ou qualquer outra pessoa consegue ter acesso ao servidor do site e roubar os dados dos seus clientes.

 

Com um certificado SSL, esses dados são criptografados e protegidos pelos protocolos, fazendo apenas o cliente e a empresa terem acesso a esse tipo de informação. 

 

O SSL se tornou uma referência de protocolo de segurança, precisamente em sites de compras, que normalmente pedem dados extremamente pessoais de seus clientes, como:

 

  • CPF;
  • RG;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Cartão de crédito.

 

Dados esses que, se vazarem, podem trazer prejuízos enormes aos clientes e consequentemente a empresa que não forneceu segurança para esta compra. 

 

O certificado SSL é tão importante que chega até mesmo a ser levado em consideração na hora de rankear um determinado site no Google, ou seja, se o endereço possui o certificado ele também possui mais chances de ser divulgado pela plataforma. 

 

Ele se tornou o protocolo e certificado mais usado e eficaz na maioria dos sites que o implementam, trazendo mais segurança para a empresa, e principalmente, para os clientes. 

 

Para contratar este tipo de protocolo você pode procurar por uma certificadora que seja credenciada pela Receita Federal, mas a melhor opção é contratar uma plataforma de e-commerce que já contenha esse certificado e abrir o seu site por ela. 

 

Qualquer pessoa que decida procurar até mesmo pelas informações mais simples, como valor da máquina de fazer velas, por exemplo, pode acabar entrando em um site sem saber se ele é seguro ou não para registrar os seus dados lá. 

 

Mas, existe uma dica infalível que é muito usada para te deixar atento a essa questão e não entrar em sites que não sejam seguros para você e seus clientes. 

Como saber se um site é realmente seguro? 

Muitas pessoas se perguntam como saber se um site realmente é confiável ao ponto de fornecer a ele informações pessoais como CPF, RG, endereço e cartão de crédito. 

 

No entanto, existe uma tática muito importante para te ajudar nesta verificação. 

 

Independente do site no qual você entre, seja um que presta serviços de curso de bombeiro civil em cajamar ou um simples site de roupas e acessórios, essa dica serve para você avaliar a segurança de qualquer domínio. 

 

Assim que acessar o site olhe para o canto superior esquerdo, antes da URL do site. URL é basicamente aquele link enorme que fica na barra de pesquisa quando você entra no site. 

 

Antes daquele link deve haver um pequeno cadeado, ele deve estar fechado e na cor verde, isso significa que aquele site possui o certificado SSL e irá proteger os seus dados dentro daquela plataforma. 

 

Outro ponto que você também pode avaliar é o começo da URL do site, se nele marca apenas HTTP ou HTTPS. Se você nunca ouviu ou leu sobre essas siglas, vamos abordar ela agora mesmo. 

HTTP e HTTPS 

Essas siglas normalmente aparecem no começo da URL de qualquer site que você for acessar. 

 

Neste mesmo que você está lendo este artigo, você pode clicar duas vezes na barra acima e verificar o HTTP ou HTTPS bem no começo do link. 

 

A diferença entre esses dois é clara, o HTTP não é um domínio totalmente seguro, tanto que, quando um usuário clica em um link que começa com HTTP o aparelho já alerta o usuário de que aquele site não é confiável. 

 

Já quando a URL começa com HTTPS significa que aquele site possui o certificado SSL e é mais seguro para você realizar uma compra e fornecer os seus dados. 

 

A letra S no final faz referência justamente ao SSL, para provar ao usuário que aquele site é confiável e seguro para ele. 

 

Seja qual for o site que você acessar, um simples blog para esclarecer uma dúvida ou um site para comprar sala de jantar completa, verifique sempre se ele é seguro para você e para os seus dados.  Em especial em casos de compra de produtos.

 

Afinal de contas, mesmo que você não forneça nenhum dado para este site, hackers e pessoas má intencionadas podem roubar o seu e conta que usou para acessar este determinado domínio. 

 

Dessa forma, eles conseguem realizar suas atrocidades apenas por meio da sua conta cadastrada na plataforma. 

 

Por isso, vale a pena investir dez segundos só para verificar se o site realmente é seguro e se vale a pena continuar por ali.

Por que investir em um protocolo de segurança? 

Muitas empresas não investem em um protocolo de segurança para os seus sites porque eles custam caro e porque exigem um conhecimento mais profissional sobre o assunto, e na maioria das vezes o barato pode sair muito caro para a marca. 

 

Vamos imaginar que um usuário entrou no site de um despachante florianópolis e contratou uma equipe para realizar o serviço em sua casa.

 

O cliente parcelou o valor total da compra em cinco vezes no cartão de crédito e teve suas expectativas atendidas com o resultado final da equipe em sua residência após o serviço. 

 

No entanto, no mês seguinte esse mesmo cliente descobre que o seu cartão foi clonado e usado por desconhecidos para realizar compras caríssimas em outros sites. 

 

Quando o cliente descobre que esse vazamento ocorreu por meio do site de dedetização, a chance deste mesmo cliente voltar a contratar este serviço ou recomendá-lo para outras pessoas é praticamente nula. 

 

Isso interfere diretamente na reputação e visão das pessoas em relação à marca, podendo trazer diversas críticas negativas à loja e até acarretando em um processo judicial pela falta de cuidado com os dados dos clientes. 

 

Isso só mostra como a falta de um protocolo de segurança como o SSL pode acabar com a de uma empresa, e levá-la a prejuízos imensuráveis. 

Benefícios dos protocolos de segurança 

Além de garantir a boa reputação e imagem da sua marca perante o mercado e os clientes, os protocolos de segurança trazem inúmeros outros benefícios para a sua empresa. Confira:

 

  • Segurança para os dados dos clientes;
  • Transmite informação;
  • Melhora o processo de logística;
  • Reduz o risco de chargeback;

Considerações finais

Esperamos que este artigo possa ter ajudado tanto você, dono de uma empresa quanto um usuário que procura mais segurança e cuidado na hora de fornecer dados e informações na internet. 

 

Não deixe de verificar a segurança dos sites que adentra e de fornecer essa mesma segurança aos seus clientes e usuários, fazendo da internet um espaço de troca segura e confiável. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.