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Quais são as melhores práticas para identificar oportunidades de mercado?

Quais são as melhores práticas para identificar oportunidades de mercado?

  • E quando se trata de empreendedorismo, uma das chaves para o sucesso é a habilidade de identificar oportunidades de mercado, seja no setor de cama, mesa e banho, no de máquina extrusora ou qualquer outro. 

 

  • Isso significa estar atento às necessidades e demandas dos consumidores e preparar-se para agir rapidamente. Mas como saber de tudo isso? Foi pensando nesses detalhes que resolvemos criar esta postagem. Ficou curioso? Então siga com a gente para mais!

Esteja atento às necessidades dos consumidores

  • É fato que uma padaria necessita de um sistema de alarme de incêndio para a segurança de edifícios e estabelecimentos. Ou seja, esse gestor está atento às necessidades daquelas pessoas que compram seus produtos, certo? 

 

  • É importante estar sempre pesquisando, fazendo perguntas e buscando feedback dos seus clientes para identificar oportunidades de melhoria. Caso contrário, eles seguirão para a concorrência e você perderá lucros importantes ao longo do tempo. Pense nisso.

Analise a concorrência

  • Outra prática importante é analisar a concorrência. Isso envolve não apenas observar o que as outras do seu setor estão fazendo, mas também procurar por lacunas no mercado que ainda não estão sendo atendidas. 

 

  • Ao identificá-las, você pode encontrar oportunidades de mercado que seus concorrentes ainda não perceberam. Por vezes, esses detalhes estão ‘na nossa frente', mas ainda não notamos.

Esteja por dentro das tendências

  • Estar por dentro das tendências é essencial para identificar oportunidades. Seja por meio de pesquisas, leitura de publicações do setor, investimento em automação ou participação em eventos relevantes. 

 

  • Desta forma, assim que surgirem mudanças de comportamento dos consumidores ou avanços tecnológicos, será o primeiro a saber. Por exemplo: uma marca do ramo alimentício que está ‘antenada', nota que fazer para a aquisição de um serviço de limpeza de fossa séptica.

Use a a seu favor

  • A tecnologia pode ser uma grande aliada na identificação de oportunidades de mercado. Existem diversas online que ajudam na análise de tendências e comportamento dos consumidores. 

 

  • Além disso, identificarão nichos de mercado ainda pouco explorados, como a Internet das Coisas, que está em constante evolução, ou mesmo a Inteligência Artificial, com chatbots e outras possibilidades que agregarão valor ao negócio.

Esteja aberto a mudança

  • Esteja com a mente aberta para mudanças, ou seja, saia da zona de conforto, experimente novas ideias e corra riscos calculados de vez em quando. O empreendedorismo é um mundo dinâmico e em constante evolução. 

 

  • Acompanhar o ritmo e encontrar novas oportunidades é essencial. Essa dinâmica pode ser comparada a esteira porta cabos, que é versátil e dinâmica, pois é usual para organização de cabos.

 

  • Vetor grátis ilustração do conceito abstrato de gestão de desempenho

Use aplicativos e ferramentas para identificar essas oportunidades

  • Dentre os diversos aplicativos presentes na internet, escolhemos 3 que são essenciais e facilitarão sua vida quando o assunto são as melhores práticas para identificar oportunidades de mercado. 

 

  • Contudo, em uma rápida pesquisa no , conseguirá achar outra infinidade de exemplos como estes. Detalharemos cada um abaixo, para ter uma noção das facilidades que eles trarão.

Google Trends

  • Esta ferramenta gratuita do Google permite monitorar as tendências de pesquisa na internet. Isso é importante para entender quais são as demandas mais populares em um determinado momento. 

 

  • Além disso, verá quais os temas que estão ganhando destaque na mídia. Com base nisso, é possível criar de marketing e desenvolver oportunidades que atendam a essas demandas.

SEMrush

  • Amplamente conhecida no Brasil e no mundo, é utilizada para análise de SEO e pesquisa de , mas também pode a identificar oportunidades de mercado. Com o SEMrush, é possível descobrir quais são os principais concorrentes de um determinado setor.

 

  • E não para por aí, já que também mostrará quais são as palavras-chave mais importantes. Com base em cada um destes detalhes, conseguirá criar conteúdo ou produtos que atendam às necessidades do mercado.

Crunchbase

  • Pouco propagado por aqui, este site é uma fonte de informações sobre empresas, investidores e oportunidades de , ou seja, exatamente o que estamos procurando, não é mesmo? 

 

  • É possível filtrá-las por setor, localização, estágio de desenvolvimento e outras características. Desta forma, saberá quem são as mais relevantes. Ao mesmo tempo, o Crunchbase permite que você acompanhe o desempenho de empresas específicas e fique por dentro de suas notícias e atualizações.

 

  • Então, para identificar oportunidades de mercado, é importante estar atento às necessidades dos consumidores, analisar a concorrência, estar por dentro das tendências, usar a tecnologia e os apps a seu favor e, claro, estar aberto a mudanças. 

 

  • Ao tirar todas essas ideias do papel e colocá-las em prática hoje mesmo, certamente irá crescer seu negócio de forma sustentável, ultrapassar a concorrência, gerar cada vez mais lucros e reter os clientes.

 

  • Isso é tudo o que o gestor mais sonha, não é mesmo? Não fique de fora, pois todo o processo está em suas mãos.

 

  • Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

 

  • Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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