...

Blog de Marketing Digital

Sustentabilidade Financeira: Como aplicá-la?

Sustentabilidade Financeira: Como aplicá-la?

  • Nos últimos anos, a palavra sustentabilidade ganhou considerável força, sendo aplicada em diversas áreas que vão de moda a distribuidora de peças para panela de pressão, devido à necessidade de preservar o meio ambiente para as futuras gerações. 

 

  • De maneira semelhante, temos a Sustentabilidade Financeira, que visa aplicar o mesmo conceito para a gestão de suas finanças: ou seja, gerenciar seu dinheiro de forma responsável e cautelosa, investindo parte do que você tem pensando a longo prazo.

 

  • E, felizmente, o número de pessoas interessadas em aprender a controlar e fazer o melhor uso dos seus recursos financeiros para realizar sonhos não para de aumentar.

 

  • Recentemente o número de pessoas interessadas em controlar seus recursos financeiros e aprender a usá-los da melhor forma vem aumentando mais e mais. Pensando nisso, temos este texto que pode ajudar você a gerenciar melhor suas finanças!

Sustentabilidade Financeira: o que é e qual a sua ?

  • A sustentabilidade financeira pode ser definida, a grosso modo, como uma forma de usufruir seus recursos financeiros de maneira racional. Ou seja, usar suas finanças de maneira que você possa cumprir suas necessidades de hoje, mas também pensando nas necessidades que surgirão futuramente. 

 

  • Para isso, deve-se gerir suas renda mensal, evitando qualquer gasto desnecessário e administrando seus recursos de maneira consciente. Tudo isso inclui, por exemplo, a criação de reservas de emergência e a aplicação em investimentos, bem como o da aposentadoria. 

 

  • E, quando feita da maneira correta, a sustentabilidade financeira proporciona uma vida equilibrada, segura e confortável ao indivíduo, por este estar sempre preparado para qualquer imprevisto que aconteça, bem como terá os recursos necessários para ter qualidade de vida.

 

  • Dentro de uma empresa, imagine que precise adquirir uniformes profissionais para seus colaboradores. Caso não tenha essa cultura da sustentável, arriscará se ‘apertar' nos próximos meses.

Como aplicar a Sustentabilidade Financeira? 

  • Já tendo entendido um pouco mais sobre Sustentabilidade Financeira, você agora só precisa de um para aplicá-la, na prática. E, ao contrário do que se imagina, é mais fácil do que parece: basta modificar alguns maus hábitos que podem afetar sua vida financeira.

 

  • Abaixo, trazemos as principais de um plano de Sustentabilidade Financeira pessoal e perceberá que terá uma espécie de lixadeira girafa em mãos, pois chegará a lugares onde outros não conseguiram:

Use o conceito dos 4Gs

  • Na sustentabilidade financeira, temos o conceito dos 4Gs — , gastar, guardar e ganhar. Uma vez que este conceito é colocado em prática, aprendemos a lidar da forma mais correta possível com nosso dinheiro.

 

  • Analisando e seguindo os 4Gs exatamente nessa ordem, temos um ciclo perfeito e sustentável. Simplificando: tudo aquilo que é consumido é reposto na mesma quantidade.

 

  • Dessa forma, podemos alcançar o equilíbrio no orçamento, bem como guardar uma quantia interessante para o futuro;

Evite o consumo descontrolado

  • Reforçando o que foi dito, a ideia da Sustentabilidade Financeira não é fazer com que a pessoa deixe de lado atividades que gosta, mas sim que entenda seus gastos em relação ao rendimento. Assim, consumir de forma consciente se torna algo fundamental, já que é através disso que você desenvolve sua reserva financeira.

 

  • Neste caso, podemos separar seu orçamento mensal em duas categorias:

 

  • – gastos essenciais: gastos do dia-a-dia como aluguel, plano de saúde, escola/faculdade, alimentação, etc.;
  • – gastos supérfluos: como compra de roupas, pedidos de delivery ou compras online, em geral, bebidas, alimentação fora de casa, entre outros.

 

  • Listando todos os gastos, faça uma avaliação e veja o que pode ser retirado ou reduzido. Por exemplo: se você deseja o modelo mais caro de bico de bunsen, não seria possível uma opção que caiba no seu bolso? Tendo esse entendimento, pode-se ter uma considerável no controle dos seus recursos para que seus futuros investimentos deem certo.

Tenha uma planilha financeira atualizada e diversifique suas fontes de renda

  • Nos dias de hoje, diversos aplicativos e planilhas são encontrados na Internet, sendo algo que facilita e muito na hora de manter suas finanças organizadas. Claro, a boa e velha planilha no Excel também pode ser uma ótima aliada quando o objetivo é acompanhar seu planejamento financeiro. 

 

  • E não para por aí, pois é possível desenvolver novos produtos ou serviços e expandir em novos mercados para diversificar fontes de receita. Mas, antes disso, tenha em mente que deverá avaliar todos os riscos e implementar essas medidas lentamente.

Tenha um planejamento financeiro bem robusto 

  • Estabelecer orçamentos e metas financeiras realistas e monitorar resultados para ajustar estratégias de acordo é um dos passos fundamentais quando se deseja ajustar a sustentabilidade financeira em seu dia a dia.

 

  • Simultaneamente, fale com seus investidores sobre empréstimos, investimentos e taxas de juros. Monitorar regularmente as finanças da empresa e analisar os dados financeiros para equilibrar essa balança é a obrigação de todo empresário.

 

  • Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes .

 

  • Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Related Posts

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.