O que você precisa saber sobre SEO local?

Written by samuel on . Posted in Blog

seo campinas

1. O que é SEO local? 

SEO (Otimizacão para a ferramenta de busca, do inglês - Search Engine Optimization) se refere as técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados das pesquisas orgânicas. SEO Local proporciona ao internauta informações adicionais sobre a localização do negócio que ele está procurando e, este método resulta em maior visibilidade nas ferramentas de busca.

Para aparecer entre os resultados locais, você deve adicionar a cidade ou a área de operação da sua empresa às palavras-chaves do seu website. Por exemplo, quando o internauta procura pelo termo “Pizzaria Londres” o seu negócio será listado entre os resultados locais.  

No Google, esses resultados estarão disponíveis primeiramente no Google Maps e, depois, serão listados abaixo, onde você pode ler também outras informações, tais como as avaliações feitas no Google, categoria de negócio, endereço, telefone, horário de funcionamento, link para o website ou mesmo links com as direções para a sua loja.

 

2. Porque você deve otimizar o seu site para SEO local? 

SEO Local é relevante para diferentes tipos de negócios, mas não necessáriamente aplicável para todos websites. SEO Local é mais relevante se você tiver um restaurante do que se você possuir um e-commerce, sem uma loja fixa, por exemplo, já que seu objetivo é promover informações aos seus consumidores de como chegar a você mais facilmente. Otimizar o seu site paera SEO local é um jeito fácil e mais eficaz de apresentar os primeiros resultados do Google para o seu negócio e, deste modo, aumentar a sua visibilidade online.

Além do mais, os botões de chamado à ação, tais como “ligar” ou “Direções” permite aos seus consumidores de contatarem ou atingirem seus serviços/produtos mais rapidamente.

Aqui vão alguns fatos sobre SEO local para serem levados em consideração:

- 70% de todas a atividade online é fruto de buscas locais (Fonte: Google)

- 97% dos consumidores usam a internet para encontrar produtos ou serviços locais (Fonte: BIA/Kelsey)

- 78% das buscas feitas em smartphones para resultados locais resultam em compra (Fonte: Local Search Association Conference)

- A razão para realizar as buscas locais é encontrar o endereço exato de uma empresa conhecida. (Fonte: comScore)

 

 

3. Como otimizar o seu site para SEO Local

O primeiro passo para otimizar o seu site para SEO local é registra-lo no Google my Business. Neste passo é importante que você preencha todos os campos que julgar relevante para o seu negocio, quanto mais completa as informaço5es estiverem, melhor.  Além do mais, é muito importante ter avaliações positivas de consumidores. Na maioria das vezes os consumidores leem mais criticas antes de consumir um produto ou serviço. Também é importante responder as criticas negativas, pois assim o seu consumidor pode ver que você está preocupado com a qualidade do seu produto. Essas avaliações, sejam elas positivas ou negativas, tem um impacto na sua visibilidade na ferramenta de busca.   Se você tiver uma empresa de turismo, por exemplo e, a maioria dos seus competidores não estiverem cadastrados no Google My business você já tem uma grande vantagem sobre eles: tanto na busca local quanto nos resultados orgânicos.

Também é muito importante registrar-se em diversos diretórios locais, tais como Yelp, YellowPages, Bing Places, Foursquare, Hotfrog, TripAdvisor, etc. já que essas plataformas também podem resultar em maior visibilidade online, além de resultar em mais avaliações de consumidores ou informações extras que clientes podem desejar sobre o seu negocio.  

Ao registrar a sua empresa nesses sites você deve ser o mais preciso possível no que se refere às: informaco5es sobre horário de funcionamento, endereço, e-mail, telefone, etc. Lembre-se de escolher a categoria de negócios correta, já que uma escolha errada pode resultar em dificuldade dos consumidores para encontrar o seu negócio. Lembre-se também de carregar algumas fotos, elas são importantes não apenas por melhorar o aspecto físico da sua entrada nesses diretórios, mais também ajudam a melhorar o ranking da sua entrada no próprio diretório.  

Além de criar entradas em diretórios online, você também pode melhorar o seu SEO local no seu website mesmo inserindo palavras-chaves locais na sua página e subpáginas e melhorando a sua página de contato. Isso pode ser feito incluindo as suas meta-informações e integrando o mapa do seu site a sua localização física.

 

 

 

Google+