Café, design e tecnologia

Written by Super User on . Posted in Blog

O Estúdio Colletivo desenvolveu uma mesa interativa muito legal para a Nespresso Expertise Center, um espaço inaugurado semana passada nos Jardins em São Paulo, criado exclusivamente para saber tudo sobre café.

A mesa foi entregue ao Estúdio para que desenvolvessem um aplicativo interativo. É uma tela de 40 polegadas com resolução full HD e sensor de reconhecimento de proximidade via infravermelho, que mostra informações sobre o café que está nas cápsulas da Nespresso, como a torra, o aroma, a intensidade e algumas sugestões de degustação.

Quem não estiver em São Paulo, pode ver um pouco do projeto aqui:

mesa-nespresso-colletivo-6

O Estúdio Colletivo desenvolveu uma mesa interativa muito legal para a Nespresso Expertise Center, um espaço inaugurado semana passada nos Jardins em São Paulo, criado exclusivamente para saber tudo sobre café.

A mesa foi entregue ao Estúdio para que desenvolvessem um aplicativo interativo. É uma tela de 40 polegadas com resolução full HD e sensor de reconhecimento de proximidade via infravermelho, que mostra informações sobre o café que está nas cápsulas da Nespresso, como a torra, o aroma, a intensidade e algumas sugestões de degustação.

IF: Como funciona a mesa e a interação com as cápsulas de café?

FABIO: A interação será feita por meio das cápsulas de café que posicionadas sobre a tela exibirão os resultados pertinentes à cápsula escolhida. Na parte inferior das cápsulas há um elemento que reage à interface por meio do infravermelho. Por exemplo, o visitante seleciona uma cápsula de caféEspresso Forte, coloca sobre a mesa e então, as informações sobre este café específico serão exibidas na tela. Depois haverá o comparativo de até três cápsulas, colocadas uma ao lado da outra, seus principais atributos aparecem em um infográfico.

IF: O Colletivo trabalhou o design com tecnologia de que forma?

F: Os layouts foram pensados de maneira que apresentasse dentro do guide da Nespresso e do espaço a melhor interatividade possível e que com 4 interações simultâneas, os visitantes pudessem explorar cada conteúdo. A mesa tem uma roda interativa, outra forma de ver as informações contidas nas cápsulas.

Finalizando o tour pela mesa, há um quiz com seis perguntas sobre as características da cápsula de café escolhida como um jogo de múltipla escolha onde as respostas devem ser dadas atribuindo a cápsula correta referente à pergunta.

IF: Qual o maior desafio nesse projeto?

F: Conseguir aliar tecnologia com o design. Sempre quando criam devices como a mesa, os desenvolvedores pensam na função, e pouco na imagem. Conseguimos aliar, acreditamos, as duas funções para que o projeto fosse 360º. Desenvolver um aplicativo para uma mesa e uma plataforma que nunca haviamos trabalhado foi desafiador e gratificante.

Desenvolvido e planejado no Brasil, com aprovação da matriz na Suíça o projeto é inovador e a expectativa é de que seja levado para outros países. O espaço fica em um sobrado na Rua Padre João Manuel, 1164 – Jardins – São Paulo. Vale a visita!

Fonte: Ideia Fixa

 

Google+