pesquisadores anunciaram que foi possível transferir dados com velocidade de mais de 10 gigabits utilizando LEDs.

Escrito por Super User Ligado . Publicado em Blog

led

Um grupo de pesquisadores sediados no Reino Unido tiveram um grande avanço em sua tentativa de desenvolver uma

"comunicação de luz visual"

, uma forma de transferência de dados sem fio através da internet usando lâmpadas.

Os cientistas anunciaram velocidades de mais de 10 gigabits de transferência de dados - cerca de 10 vezes mais rápido que uma conexão de fibra Google - usando minúsculos LEDs que piscam rapidamente para se comunicar em binário. Os pesquisadores usaram vermelho , verde e azul micro- LEDs - as cores que compõem a luz branca - ao mesmo tempo , aumentando a quantidade de informação que está sendo transferido.

A tecnologia emergente está sendo saudado como uma alternativa de baixo custo para rádio baseada em internet sem fio , mas é incerto como isso funcionaria na prática. A conexão depende da luz que viaja a partir do LEDs para um receptor sem ser interrompido, o que significa que é melhor você tomar cuidado para não andar entre seu laptop e da fonte de luz.

A ligação também não pode penetrar através das paredes, o que parece limitar a sua aplicabilidade. No entanto, os cientistas dizem que essa limitação poderia realmente ser um benefício para a segurança , uma vez que as conexões Wi- Fi amplas podem ser vulneráveis ​​a hackers.

Apesar das limitações do método, vários grupos têm trabalhado por mais de 10 anos. No início deste mês , um grupo de cientistas na China alegou ter alcançado velocidades de 150 megabits utilizando luz. NASA também está trabalhando em um sistema de comunicação baseado em laser que permite a conectividade através da Internet entre os planetas .

Fonte: http://www.theverge.com

 

Google+